domingo, 1 de fevereiro de 2015

Trem Cusco–Machu Picchu-Cusco


Viagem Cusco a Aguas Calientes (Machu Picchu)

A viagem de trem de Cusco até Aguas Calientes, a cidade ao sopé de Machu Picchu é fantástica, inesquecível. Ela vai passando pelos vales, e a paisagem é muito bonita. 



Partindo de Cusco, os assentos do lado esquerdo de quem olha o trem detrás são os melhores, é o lado com mais paisagens. Os assentos de numeração par são os de janela. Partindo de Machu Picchu, o lado melhor, consequentemente é o oposto, lado direito.

Classes da Peru Rail - Expedition, Vistadome, Hiran Binghan


Vagão da classe Vistadome
A linha é operada pela Peru Rail, e o oferece tres tipos de classe :Expedition (“classe econômica”), Vistadome (“classe executiva”), Hiran Binghan (“primeira classe”). Nós viajamos na Vistadome, de vagões com janelas panorâmicas.




A Peru Rail tem site de reserva de passagens. No site embarcando em Cusco, consta partida na estação Wanchaq. Nós pegamos o trem em outra estação, Poroy.


Estação Ferroviaria Poroy, Cusco



Paisagem da viagem Cusco-Machu-Picchu
Paisagem da viagem Cusco-Machu-Picchu
A viagem de Cusco até Machu Picchu é de 92 km, e dura 3h30m. Saímos do hotel as 5:30 da manhã em Cusco para pegar o trem na estação Poroy, com partida as 6:40. A empresa aparentemente é inglesa e por isso os horários são obedecidos. Convém pegar os primeiros horários, assim você chega cedo em Machu Picchu e aproveita melhor o dia. Alem disso, os primeiros horários são os mais baratos.





Viagem de Aguas Calientes (Machu Picchu) até Cusco - volta

Há duas maneiras de se voltar a Cusco :
1) Pegando o mesmo trem da ida, porem consulte horários antes. Atualmente, os horários de partida para Cusco saem de tardezinha, somente após as 15:00, chegando a noite em Cusco (Estação Poroy).
2) Quem quiser chegar cedo em Cusco e aproveitar a tarde lá, deve pegar o trem de manhãzinha em Machu Picchu. Acontece que este trem, no horário da manhã vai somente até a Ollantaytambo. Dali, pega-se uma van até Cusco (1h45m de viagem). Várias vans fazem ponto ao lado da estação ferroviária de Ollantaytambo. Atenção que na estação das chuvas (a partir de novembro até março) a estrada Ollantaytambo-Cusco pode estar interditada ou em péssimas condições, a viagem pode virar pesadelo. Se for esse o caso, só resta a primeira opção. Com sorte, pode-se encontrar um taxi perdido em Ollantaytambo, e voltar com ele até Cusco.



Link para indice





Nenhum comentário:

Postar um comentário