domingo, 1 de fevereiro de 2015

Pucara e Museu Litico

Pucara é um vilarejo de menos de 2 mil habitantes. Há outras grafias para o lugarejo : Pukara, Pucará. . A cidade é pequena e pacata, o ônibus da excursão não ficou muito tempo lá, mas ainda assim foi possivel dar um passeio rápido por ela.

A Igreja de Pucara

Quase todos ali vivem da arte cerâmica. São eles os maiores fabricantes peruanos do famoso “Torito de Pucara”, o tourinho que enfeita as casas e que dizem trazer saúde e prosperidade. O estranho é que não existem touros no Peru, não criam gado bovino.

Torito de Pucara
Um tourinho de Pucara

Visitamos o importante Museu Litico Pucara, com peças muito interessantes, de várias culturas pré-colombianas. Por fora, o Museu parece ser uma quitanda de bananas. Se fosse na Europa, com certeza o Museu seria grandioso, um prédio de zilhões de dólares.
museo pukara

“Litico” é um adjetivo em castelhano, quer dizer “de pedra, relativo a pedra”. De fato, a maioria das peças deste museu é feita de pedra.
Museo Litico Pucara0
Escutura de um figura humana segurando a cabeça de uma criança decapitada, acredita-se que seria a reprodução de um ritual com sacrifício.
Museo Litico Pucara
IMG_0914
Vaso cerâmico pucara, com figura de um felino


Alem de esculpirem em pedra, os Pucaras eram exímios ceramistas. Porem o que mais me impressionou no Museu foi o vaso cerâmico Inka da foto, uma verdadeira obra de arte.
Pucara Museu1

Pucara - incensario
Um incensário cerâmico pucara

Não confundir Pucara com Puka Pukara, que é outro lugar., próximo a Cusco, também muito conhecido por ser um sítio arqueológico.

Quase todas as peças expostas são da cultura indígena Pucara, que habitava a região, e foram retiradas de um sítio arqueológico que fica a poucos quilômetros deste Museu. Estima-se que entre 500 a.C. até 200 d.C. (antes portanto do florescimento do império Inca) este sítio foi uma das primeiras cidades do Peru, composto de centenas de casas e sedes administrativas.
Pucara sitio arqueologico
Placa da entrada do sitio arqueológico de Pucara, vandalizado, todo crivado de balas.

Pucara 5
Sitio arqueologico Pucara. Por setecentos anos, aqui era uma cidade indígena (500 a.C – 200 d.C).

Link para indice

Nenhum comentário:

Postar um comentário