domingo, 1 de fevereiro de 2015

Peru under construction

Casas inacabadas

Uma das coisas que mais me chamou a atenção no Peru é o número enorme de casas inacabadas. Quase todas. Perguntei a um guia e ele me explicou  que na verdade as casas estão prontas para morar, acabadas. O que existe é uma espera para um novo andar, uma espécie de reserva para futuras expansões. Parece que não existe um código de construções no Peru, cada um vai construindo a sua maneira.

Casas inacabadas
O Peru parece todo em construção. As casas, a maioria com mais de um pavimento, sempre tem ferro de espera em cima.

Geralmente deixam o andar de cima preparado e reservado para um filho que vai casar futuramente, por exemplo. O guia disse também que o peruano pensa assim : vamos começar a casa, e terminaremos quando sobrar dinheiro. Como dinheiro nunca sobra, a casa nunca fica pronta, mas eles vão morando na casa inacabada mesmo. A regra é “terminar” o pavimento térreo, mudar-se e os demais pavimentos superiores, só Deus sabe quando vai ser completado. Rebocar a casa é um luxo, e por isso quem pode reboca somente a frente da casa.

Casas Inacabadas2
Casas inacabadas em Juliaca, proximo a Puno.

Entretanto, conversando com um outro peruano, este me deu outra explicação, bem mais convincente : o governo do Peru cobra imposto predial somente sobre construções já acabadas. Por isso, para fugir do imposto, todos fingem que a construção ainda não acabou, ou deixam a inacabada mesmo. É um exemplo típico de legislação tributária burra.

Edificios inacabados Puno
Puno, Peru. A maioria das construções estão em andamento, quase todas as janelas ainda estão abertas.

Arquiteto no Peru morre de fome, ninguém contrata arquiteto, e as construções são sempre em formato de caixões de tijolo a vista. Pintor de paredes então, esse coitado, vive procurando serviço.

Puno

Link para indice

Nenhum comentário:

Postar um comentário