domingo, 1 de fevereiro de 2015

Ollantaytambo

 

 

Vila de Ollantaytambo

A vila de Ollantaytambo é a única cidade da era inca no Peru ainda habitada. Os espanhois infelizmente derrubaram as habitações originais, mas manteram as bases de pedra feitos pelos incas, e construiram casas em cima.

As ruas retas, estreitas e pitorescas hoje formam quinze grupos de casas localizadas ao norte da praça principal da cidade, que constituem em si um verdadeiro legado histórico. . Na praça principal um grande bloco de perfeitas arestas encaixa em uma dupla fileira seus quinze ângulos de estrela terrestre.


Ollantaytambo-casas sobre muros incas

Vilarejo Ollantaytambo
Vilarejo de Ollantaytambo
Ollantaytambo Plaza

Ollantaytambo vila

Os pátios mantêm sua arquitetura original. O local era um complexo militar, religioso, administrativo e principalmente agrícola do império Inca..

Ollantaytambo está localizado no distrito de mesmo nome, província de Urubamba, aproximadamente a 60 quilômetros da cidade de Cusco e tem uma altitude de 2.792 metros acima do nível do mar.

Ao lado da vila, ainda encontram-se restos de antigas construições incas. Apesar da importancia histórica, o local é pouco vigiado.

Ollantaytambo 009

Ollantaytambo 011


 

Vale Sagrado Mapa21

Os terraços agricolas de Ollantayambo

Em Ollantaytambo encontra-se um dos complexos arquitetônicos mais monumentais do antigo Império Incaico. Comumente chamado "Fortaleza", devido a seus descomunais muros, os terraços dispostos em degraus eram usados para prática da agricultura.  Vários terraços de Ollantaytambo foram cobertos de cimento, para permitir melhor circulação dos turistas.

Ollantaytambo terracesvalle cd1  104
Ollantaytambo 003
Ollantaytambo 022

Terracos de Ollantaytambo

Os incas construiram estes degraus de terraços para uso agrícola. O planalto é cercado de vale, costuma ser frio e a sombra das montanhas atrapalha o crescimento das plantas. Por isso, os incas fizeram os degraus para ter maior aproveitamento da luz solar, e também por que assim podiam fazer um sistema de irrigação mais eficiente.

O templo do sol

valle cd1  070
Templo do Sol : seis monolitos pesando dezenas de toneladas, encaixadas uma noutra, milimetricamente.
TEmplo do Sol juntas
Templo do Sol – juntas entre os blocos

Os grandes blocos de pedra utilizados na construção do Templo do Sol foram retirados de uma pedreira a 4 quilometros dali. Acredita-se que os incas usaram a força de animais (alpacas), roldanas, planos inclinados, cordas e troncos de madeira roliços como esteiras para transporta-los.

 Sistema de abastecimento de água

O complexo Ollantaytambo, como em toda construção inca,  possui um bem feito sistema de abastecimento de água, que funciona até hoje.Ollantaytambo 021Ollantaytambo 042
Sistema de abastecimento de água.

Ollantaytambo bath
Acredita-se que este local era usado para banho.

Os silos de cereais

No alto de uma montanha em Ollantaytambo estão localizados os silos de armazenamento de cereais, usados pelos incas. A arquitetura das construções foi feita a fim de favorecer a ventilação.

Ollantaytambo - silos
Ollantaytambo - silos (2)

A localização dos silos foi muito bem planejada, mesmo em dias de sol intenso, o vento forte que bate na montanha mantém o local bem fresco, favorecendo a conservação dos alimentos.

A estrutura social dos incas tinha um rígido sistema de distribuição de tarefas. Um grupo de trabalhadores era encarregado de levar e trazer os mantimentos dos silos.
Ollantaytambo silos de cereais

Curiosidades

Ao lado dos silos, apareceu após um terremoto uma formação rochosa que lembra um rei.

Ollantaytambo 0571

Para quem desejar conhecer um pouco mais sobre a cultura, do ponto de vista dos próprios habitantes, vale a pena visitar o Bio Museu, um local pouco conhecido dos turistas, mas com rico acervo cultural.

Link para indice

Nenhum comentário:

Postar um comentário