domingo, 1 de fevereiro de 2015

Ilhas Uros

Ilhas flutuantes Uros

Não sei ainda exatamente a denominação geográfica, acho que deveria ser “arquipélago Uros”, já que são várias ilhotas artificais, feitas de um vegetal chamado junco, no lago Titicaca.
Uros Ilhas GE2
Ilhas Uros fica ao lado da cidade de Puno, de onde saem os turistas que visitam as ilhas.

Sabe-se que esta maneira de morar é muito antiga, pré-colombiana, e era praticada por uma tribo indígena chamada Uro, daí o nome. Acredita-se que os Uros foram para o lago por motivos de segurança, temendo ataques de outras tribos. Porem eu prefiro acreditar que foi por motivos práticos, pois ali estavam perto da água, da caça (de pássaros que habitam o lago) e da pesca. E ficavam longe dos vizinhos chatos também.
Ilhas Flutuantes Uros Peru Wiki
Fonte : wikipedia

Ilhas Flutuantes Uros Peru (3)

Segundo o guia que nos levou até a Ilhas Uros (assim chamadas), muitos peruanos ainda moram lá, livre de impostos imobiliários e aluguéis, e trabalham em terra. Porem as ilhas que visitamos eram preparadas, para turista ver, não tinha nada de originalidade.

Uros Ilhas GE1
Ilhas Uros, não são muitas, um pouco mais de 100. Cada ponto amarelo-claro é uma ilha.

As ilhas são feitas de um junco, chamado de totora (Scirpus californicus), muito abundante no lago. São então ancoradas no fundo do lago. Eu penso que o totora não propaga fogo, senão haveria muitos incêndios.
IMG_0994 junco Totora
Junco Totora

O totora fresco é comestível, eu provei, e pelo que me lembro, tinha gosto o fantástico gosto de nada.
IMG_1010

Quando era adolescente, vi uma foto do Lago Titicaca, com um peruano navegando num barquinho de totora. Fiquei muito curioso com aquela engenhoca, um barco feito de talos de junco , um planta misteriosa que eu nunca tinha visto na vida. Hoje ainda se usam esses barcos.
Ilhas Flutuantes Uros Peru (2) Barco Totora

Mas há também cataramãs de totora, feitos para os turistas passearem pelo lago.
Ilhas Flutuantes Uros Peru (6) Cataraman

Os habitantes da ilha vendem artesanatos, e ao contrario dos colegas “do continente” não dão desconto, nem adianta pechinchar.

IMG_1020
Esta tapeçaria, muito colorida e muito bonita, enfeita nossa casa hoje ! 

Ilhas Flutuantes Uros Peru (7) Tourist Trap Island

Link para indice

Nenhum comentário:

Postar um comentário