domingo, 1 de fevereiro de 2015

Historia do Peru–Atahualpa

Atahualpa e Qorikancha

Qorikancha era um importante templo inca, dedicado ao deus Inti (Sol). O nome original era Intikancha (do inca. Foi construído pelo imperador inca Pachacuti. Conta-se que neste templo haviam vários objetos usados em rituais, todos feitos em ouro; algumas paredes do templo eram revestidas em ouro maciço; túmulos com múmias de importantes personalidades da história inca, todas paramentadas com braceletes, mascaras, medalhas, todas em ouro. No pátio do templo, estátuas em prata e ouro. Segundo alguns espanhóis, o tesouro de Qorikancha era fabuloso, inacreditável.

Em 16 de novembro de 1532, os espanhóis e padres negociaram um encontro pacífico e diplomático com o imperador Atahualpa, que seria realizado na cidade de Cajamarca. Atahualpa via li uma oportunidade de entrar em confronto com os invasores e expulsa-los. Os espanhóis eram em menos de 300 homens, e o exercito inca, 80 mil. Atahualpa considerou irrisório e insignificante o exercito adversáro, mas não contava com a astúcia dos espanhóis, que montaram no local uma grande cilada. Postaram-se os espanhóis em locais estratégicos, ocultos e esperaram a chegada do exercito inca. Quando Atahualpa compareceu ao encontro, foi recebido pelo padre Vicente Valverde que teria exigido que ele e todo império inca se convertesse ao catolicismo, e que se submetesse ao império espanhol. O imperador se recusou a atender os pedidos, é claro; era um absurdo e uma grande insolência; e insultou o padre, jogando a bíblia que lhe fora dada, e pisoteando-a. O padre entendeu esse gesto como declaração de guerra. De tocaia, os espanhóis abriram fogo, e em duas horas dizimaram milhares de incas e sequestraram Atahualpa.

Em maior número, mas apavorados pelo desconhecido, pelas armas de fogo dos espanhóis, os incas bateram retirada, deixando o imperador para trás.

Os espanhóis exigiram então um resgate em ouro para libertar o o prisioneiro Atahualpa. Alguns historiadores afirmam que os espanhóis almejavam o tesouro de Qorikancha, e que o ouro do templo foi usado para pagar o resgate.. Os espanhóis e padres se apoderaram do tesouro, derreteram tudo, transformaram em barras de ouro. Em seguida, em 26 de julho de 1533, tendo já recebido o resgate, em vez de libertar Atahualpa, executaram-no por enforcamento, após ameaça-lo de morte em fogueira.
Execucao de Atahualpa
A execução de Atahualpa

Os espanhóis negociaram então com o novo imperador, Tupac Huallpa, irmão de Atahualpa; este aceitou (mediante, é claro, violência e ameaças) a conversão ao catolicismo e submissão aos espanhóis. Temendo o poder da pólvora dos espanhóis, Tupac Huallpa aceitou as imposiões. Posteriormente, os espanhóis marcharam até Cusco, destruíram então o templo Qorikancha e ali a igreja católica construiu a Igreja e Convento de Santo Domingo. Perto dali, há um museu subterrâneo, com várias peças, múmias, tecidos e outros objetos que sobreviveram à catástrofe.

Se você condena algumas igrejas evangélicas por ganância e exploração de fiéis, saiba que a Igreja Católica, em sua milenar história, já cometeu coisas muito piores.

Link para indice

Nenhum comentário:

Postar um comentário