domingo, 1 de fevereiro de 2015

Cusco–Historia

Cusco - História

Cusco é uma cidade muito alta (com 3.400 metros altitude), tem mais de 300 mil habitantes. É uma cidade feia, mal acabada, com seus edifícios quase todos iguais, de tijolo a vista.
Mapa Peru

Cusco Wikimedia1

Cusco birds view

Foi o mais importante centro administrativo do império inca. Lendas contam que a fundação da cidade deu-se no século 11 ou 12, pelo lendário inca Manco Capac, juntamente com sua irmã e esposa Mama Oclo.
Manco Capac e Mama
Manco Capac e Mama Oclo emergem do lago Titicaca para fundar Cusco

Entretanto, poucos vestígios da cultura inca restaram em Cusco, sendo quase tudo destruido pelos espanhois, pelos padres católicos e pela ocupação imobiliária.

Vestigios arqueológicos indicam que Cusco já era habitada há 3.000 anos. Porem os incas chegaram a cidade somente no século XVII. A cidade é considerada a mais antiga das Américas.

Atribui-se ao lider inca Pachacuti ter feito de Cusco um forte centro espiritual e político. Tendo chegado ao poder em 1438, ele e seu filho Túpac Yupanqui dedicaram cinco décadas à organização e conciliação dos diferentes grupos tribais sob seu domínio, entre eles os Lupaca e os Colla. Durante o período de Pachacuti e Túpac Yupanqui, o domínio de Cusco chegou até Quito, no Equador; e se estendeu até o rio Maule, ao sul, integrando culturalmente os habitantes num império que se estendia por 4,5 mil quilometros da costa do Pacífico.
Imperio Inca Seculos XV O imperio Inca no seu auge, tendo Cusco como capital administrativa e cultura.

O primeiro espanhol a invadir Cusco foi Francisco Pizarro em 1532, saqueando os tesouros da cidade. Em 1533 Pizarro tomou conta da cidade, criando ali a Plaza de Armas para ser o centro administrativo dos invasores. 

    Em 1536 Manco Inca iniciou seus confrontos contra os espanhóis, estabelecendo em Vilcabamba um foco de resistência. Em 1572, o inca Tupac Amaru I, ultimo lider da resistência foi derrotado, capturado e decapitado.

    Também em Cusco ocorreu o segundo movimento de independencia contra os espanhois. Em 1780 o lider inca José Grabriel Condorcanqui, que adotou o codinome Tupac Amaru II, levantou-se contra a administração espanhola. O movimento foi sufocado, depois de meses de luta. Tupac Amaru II foi capturado e executado em público, na Plaza de Armas, juntamente com toda a sua familia.

    Em 1950 um forte terremoto destruiu 1/3 das edificações da cidade.

Cusco está situado em uma região de agricultura forte, com cultivo de quinoa, milho, cevada, chá, etc. A cidade, foi declarada pela Unesco como Patrimonio Cultural da Humanidade, em 1983. Somente a partir de 1990 o governo peruano percebeu a importancia turistica da cidade e iniciaram-se esforços para atrair e receber turistas. Cusco hoje é a cidade que mais recebe turistas no Peru. Entretanto, um dos nossos guias no Peru contou que o turismo só foi possivel depois desta data, 1990, graças ao ex-presidente Alberto Fujimori, que erradicou o terrorismo no país.

Link para indice

Nenhum comentário:

Postar um comentário