domingo, 1 de fevereiro de 2015

Comida no Peru

Gastronomia - comida no Peru

O povo peruano é muito apegado às suas tradições, e isso vale também nos habitos alimentares. A comida peruana é bem típica, caseira, sem muita influencia estrangeira.

Batata - comida no Peru - gastronomia

Coma tudo que é feito de batata no Peru. É tudo gostoso. O Peru é mundialmente famoso pelas suas batatas. Ela é cultivada nos Andes há mais de 10 mil anos. Foi levada pelos europeus à Europa, no século XVI,  onde se expandiu mundo afora.
Antigamente existia no Brasil uma batata chamada binge. Ela ainda existe hoje, mas é muito difícil de ser encontrada. È uma batata deliciosa, cremosa, amarelada. Deixou de ser produzida em grande escala por que é economicamente vantajoso produzir outras variedades. Isto é, as outras espécies produzem mais e dão mais lucro que a binge. Pelo mesmo motivo, sumiram o arroz amarelão, o ingá, melão caipira, feijão opaquinho, feijão jalo, couve roxa, etc., em nome do lucro, e a culinária brasileira ficou mais pobre.
Num supermercado em Lima, Peru, fotografei a seção de batatas, um festival. Os peruanos cultuam e adoram batatas, produzem não só pelo lucro mas também por ter um carinho especial pela batata, é uma questão cultural. Dizem que xistem no Peru mais de 3.000 espécies de batatas. Enquanto isso, aqui ficamos na mesmice da Mona Lisa (a única espécie da batata comercializada no Brasil).

Secção de batatas em um supermercado em Lima, Peru

Variedade de batata peruana

Quinua ou Quinoa - gastronomia peruana 

A quinua é típica do Peru. É um alimento cereal,  muito nutritivo. Era largamente consumida pelos indigenas, mas com a introducao do trigo e arroz pelos europeus,  a quinua foi perdendo seu terreno. A O.N.U. declarou 2013 como “ano internacional da quinua”, a fim de “ressucitar” o cereal. Existem diversas variedades da quinua, em várias cores. Os guias incentivam os turistas a provarem a sopa de quinua. Fiz minha parte, tomei a sopa. Não gostei, é meio insossa. 
Sopa de quinoa

Quinoa
Quinoa

Há várias variedades de quinoa, de cores diferentes


Milho - gastronomia peruana

O milho é importante alimento para o peruano. Ao contrario do brasileiro, que só come milho quando vai ao boteco e pede polenta frita. Ou quando vai a praia e fica roendo milho cozido na água.
O milho branco peruano é o mais apreciado. Muito saboroso, sempre acompanha o ceviche. Há diversas variedades de milho no Peru. Existe até um refresco de milho, chamado chicha morada.
Variedades de milho peruano.


Milho seco torrado

Pimenta de aji amarelo

Existe no Peru um molho de pimenta amarelado, com aparência de mostarda. É facilmente encontrada em supermercados, vendida em sachês. É bastante apreciada no país, e cai bem ao gosto do brasileiro. É boa para acompanhar carnes.


Ceviche - gastronomia peruana 

Ceviche é o sashimi dos peruanos. É o prato mais conhecido do Peru. Feito de peixe fresco, cortado em cubinhos e marinado com limão. Parece simples, mas precisa escolher o peixe certo, corta-lo de maneira correta e marinar em tempo certo. É servido com cebola, pimentão, milho, batata doce, coentro, pimenta do reino e outros acompanhamentos. Em Lima há excelentes cevicherias (ou cebicherias), restaurantes especializados nesta iguaria.  O ceviche pode ser feito de polvo, fica muito bom também. 
Tem restaurante japones que aproveita as rebarbas do sashimi para fazer ceviche, uma boa idéia.




Cuy - porquinho da India - gastronomia peruana

O cuy é o porquinho da India. Era criado e consumidos pelos povos indigenas, mesmo antes da chegada dos europeus. É um animal herbivoro, resistente;  há muito capim no Peru; sua criação não requer area grande, tudo favoreceu a criação do cuy. Qualquer peruano na area rural pode fazer um cercadinho 3x4 de muro de barro batido ou pedra, e criar cuy ali. 
Um "chiqueirinho" de cuy

The Guinea Pig family

No Peru não é um prato muito consumido, por ser caro. Alguns restaurantes servem cuy somente por encomenda, o que é uma idiotice. Tipo : você vai a um restaurante japonês, e pede “quero comer yakisoba”. O garçom responde : “ha, então venha amanhã”.
Quando você pede cuy, o garçom pergunta se você quer sem a cabeça, por que com a cabeça fica com aparência de rato. O cuy é servido assado ao forno ou frito com bastante óleo.

Muitos restaurantes pega-turista (“tourist trap restaurants") anunciam cuy.

Eu comi 1/4 de cuy frito, não gostei. É carne dura, insosa e seca, mas o restaurante não era dos melhores.

Cuy frito com batatas
Fui num restaurante chique em Arequipa, e pedi “cuy chactado a Pequim”. Bem melhor que o outro, frito, seco. Este prato é cuy prensado com pele a pururuca, lembrando o pato laqueado chines

Cuy a venda em Mercado Municipal de Cusco. Em cima, enrolado em pano branco, cuy assado.


Cuy chactado a Pequim

Lomo saltado - gastronomia peruana


O lomo saltado é um dos pratos mais populares do Peru. É na verdade um prato introduzido pelos imigrantes chineses. É um salteado de carne picada legumes, tomate, cebola, pimentão etc.;  é temperado com shoyu (molho de soja), podendo levar ainda salsa ou coentro. A carne quase sempre é de lhama.

Em geral é servido com batata frita e arroz.







Rocoto Relleno

O “rocoto” é uma espécie de  pimenta comum no altiplano andino. É adocicada, e por ser grande, quase do tamanho de uma maçã, é perfeita para ser recheada. O recheio mais comum leva carne, azeite, cominho e queijo fresco. Depois de assado no forno, é servido com batatas. 
É típico da região de Arequipa. Eu não provei o rocoto, pois a pimenta poderia atacar minha gastrite.

Rocoto Ralleno









Link para indice







Nenhum comentário:

Postar um comentário