domingo, 1 de fevereiro de 2015

Andahuaylillas

 

Cidade de Andahuaylillas e Igreja Apóstolo São Pedro
Rating Stars-5 de 6

Andahuaylillas é um povoado minúsculo, poeirento, com a sua Plaza de Armas; localizada a 45 km ao sudeste de Cusco. Toda cidade antiga do Peru tem a sua Plaza de Armas, onde a igreja católica fez seu templo. Um e outro ônibus de turistas chegam para quebrar o sossego do lugar. Paramos para ver a Igreja de São Pedro, que fica, é claro na praça.

Vale Sagrado Incas-Andahuaylillas

mapa andahuaylillas

Igreja San Pedro Apólstol de Andahuaylillas

Por fora é uma igreja simples, embora a porta tenha certa beleza. Por dentro, é uma verdadeira obra de arte.

Igreja Andahuaylillas

A pacata Plaza de Armas da modorrenta Andahuaylillas

A construção dela iniciou-se em 1570, sendo completada em 1606 pela Companhia de Jesus (a mesma que fundou a cidade de São Paulo) É chamada de “Capela Sistina das Américas”, devido aos seus murais.

A Igreja Católica e os espanhóis construiram templos maravilhosos no império dos incas a fim de intimida-los e demonstrar as suas forças; os espanhóis para conquistar o local e a Igreja Católica para converter os nativos, considerados pagãos e por isso condenados ao inferno (!). E para extinguir a fé que eles professavam antes, construíam igrejas sobre antigos locais de ritos sagrados, que eram destruídos, como é o caso da Igreja San Pedro de Andahuaylillas. Os espanhóis e católicos também confiscaram objetos de ouro e prata dos incas, e os derreteram para comercializar ou usar o metal. Assim, os espanhóis e a Igreja Católica colaboraram e muito para a destruição dos vestígios da cultura inca.

Apesar de tudo, o povo peruano, a maioria descendente de indígenas, não tem ressentimentos contra a Igreja Católica, já que a maioria dos peruanos professa essa religião. A Igreja Católica conseguiu o seu intento. Os guias turísticos, estes sim, tem seus ressentimentos e lamentam o fato de que a Igreja Católica promoveu uma devastação do patrimônio histórico indígena.

O interior da igreja é coberta de arte Barroca e outras decorações. Há inúmeras pinturas da Academia de Cusco (“Escuela Cusqueña”), e murais de Luis de Riaño representando as caminhadas para o céu e para o inferno. O altar principal é esculpido em cedro, e folheado em ouro.

Vista Geral
Interior da Igreja

Há ainda uma pintura da sagrada concepção, que é atribuída ao grande mestre espanhol Bartolomé Estebam Murillo.

Anunciação
Anunciação, atribuida a Bartolomé E. Murillo

Fiquei imaginando, no século XVII Andahuaylillas era um povoado paupérrimo (e ainda é…), com suas casas de tijolo de barro cobertas com palha. Não tinha sistema de esgoto e nem fossas sanitárias, cavalos e outras criações defecavam na rua, devia ser um povoado fedido (como eram todos os povoados daquela época). Mas, tinha essa esplendida joia. Como dizia aquela música, “ostra nasce no lodo, mas gera pérola fina”.

Altar Principal
O fantástico altar da igreja de Andahuaylillas

Andahuaylillas - Pulpito
Púlpito da igreja
Andahuaylillas CD4

Andahuaylillas teto igreja CD5

Andahuaylillas
Cidadezinha de Andahuaylillas

Link para indice

Nenhum comentário:

Postar um comentário